terça-feira, 9 de agosto de 2011

Aparelho inovador ajuda cegos a enxergarem utilizando a audição


O vOICE é um protótipo de aparelho criado para fazer com que pessoas com dificuldades de visão possam enxergar, porém utilizando a audição no lugar da visão. O feito é possível, pois as imagens que vemos são geradas, na realidade, no cérebro e não nos olhos.



Se o cérebro aprende a decodificar os sons como imagens é possível enxergar mesmo com a visão completamente comprometida. E foi para fazer essa conversão que o cientista holandês Dr. Peter Meijer, desenvolveu o vOICE. Ele funciona como um programa de computador que captura imagens reais e codifica-as em forma de sons, que são escutados pelo usuário. O aparelho foi então doado para o pesquisador Dr. Michael Proulx, da Universidade Queen Mary de Londres.

Adaptar-se completamente a esse sistema e conseguir enxergar novamente através dele é algo que pode demorar anos, mas Proulx garante que em algumas horas o usuário já pode começar a se acostumar com a relação entre os sons e as imagens. As variáveis são o volume - que representa a cor, quanto mais alto, mais claro - e a frequência, representando a posição do objeto no ambiente.

Apesar de inovador, o projeto ainda não possui uma velocidade de funcionamento que permite a visão em tempo real. Cada imagem codificada pelo vOICE pode levar até 2 segundos para ser lida pelo cérebro do usuário, dependendo do nível de adaptação. Porém, o aparelho poderia ser usado para identificar objetos e achar a sua localização.


Boeing anuncia que contratará dois pilotos para sua futura unidade espacial



A empresa acaba de afirmar que sua nave, a CST-100, será pilotada por funcionários da própria empresa e não por astronautas da NASA. Tal informação deixa transparecer que a viagem espacial começa a ser tratada cada vez mais como algo perto do comum, apesar do preço ainda proibitivo.



A primeira viagem da CST-100 acontecerá em 2015, em dois testes não tripulados. O primeiro chegará a atingir a órbita terrestre e o segundo deve simular um lançamento abortado. Caso os testes sejam aprovados, o terceiro voo será tripulado pelos dois pilotos da companhia e irá até a Estação Espacial Internacional.

A busca pelo piloto dentro da companhia já começou. A empresa pretende defini-los rapidamente, para que ambos possam também ajudar no processo de design da nave. Infelizmente, para quem já preparou o currículo, a Boeing não deverá abrir a vaga para candidatos externos.